MÉRTOLA À MESA
Em Mértola, tal como no resto do Alentejo a gastronomia é rica e variada, repleta de pratos consistentes e nutritivos que faziam os antigos para aguentar um dia de trabalho duro no campo.
A qualidade dos produtos é um dos principais benefícios da gastronomia alentejana, respeitar os ciclos de vida dos animais e vegetais para que cheguem à mesa com a melhor qualidade e frescura sem alterações induzidas.
A imaginação e criatividade de outrora na utilização de ingredientes muito simples e de baixo valor económico devido às dificuldades financeiras de antigamente, fizeram da gastronomia alentejana uma surpresa de sabores. Uma suave combinação destes mesmos ingredientes com ervas aromáticas como os coentros, a salsa, o poejo, a hortelã ou os orégãos, fazem da cozinha alentejana rica em sabores suaves e intensos balanceados na perfeição e a satisfação é garantida.
O passado e o presente unem-se para dar a conhecer as tradições as cores, os sabores e os aromas de um lugar. Os sabores fazem parte do património, marcam da sua autenticidade e identidade. São a herança da terra e das mãos que nela trabalham ou dela colhem. Esta é a Mértola dos bons queijos e enchidos; da carne mertolenga, do borrego campaniço e do porco alentejano; do pão, das costas e popias; do mel de rosmaninho; dos doces e compotas; das ervas aromáticas, dos seus óleos e infusões; do vinho alentejano, tinto, branco ou rosé; e de tantos outros produtos. Em comum a qualidade, o sabor genuíno e a herança de um saber fazer que atravessa gerações.
Em Mértola procure os pontos de venda, visite os produtores, conheça os processos de fabrico e experimente a paleta de sabores que reservamos para si!
Para provar as nossas iguarias tradicionais, nada melhor que do que se dirigir a um restaurante da região e degustar os pratos feitos pela mão de quem sabe.
OS NOSSOS PRODUTOS
100% LOCAL
Descubra os melhores restaurantes típicos e tradicionais alentejanos, no nosso concelho.