RESTAURANTES

Restaurantes do concelho: um convite à descoberta dos sabores do Alentejo!

Venda da Prima Mariana

Na aldeia da Mesquita pode encontrar a “Venda da Prima Mariana”, uma antiga mercearia transformada pelo César Ferreira, num espaço comercial que oferece o serviço de restaurante, mercearia e taberna.

Restaurante-Pizzaria “A Paragem”

Situado na pequena povoação dos Corvos, este restaurante combina a oferta da excelência da cozinha regional alentejana servida num ambiente tradicional, com um cardápio de pizzas caseiras que também pode encomendar e levar para casa.

Restaurante Tamuje

Conheça o restaurante “Tamuje” e disfrute de 𝗎𝗆 𝖾𝗌𝗉𝖺ç𝗈 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝖺 𝗍𝗋𝖺𝖽𝗂çã𝗈 𝖾 𝖺 𝗆𝗈𝖽𝖾𝗋𝗇𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗏𝗂𝗏𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗆 𝗇𝖺𝗍𝗎𝗋𝖺𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾, um ambiente muito próprio e simpatia únicas, onde o Eduardo Romba tem o gosto de brindar os seus clientes com as 𝗆𝖾𝗅𝗁𝗈𝗋𝖾𝗌 𝗆𝖺𝗍é𝗋𝗂𝖺𝗌-𝗉𝗋𝗂𝗆𝖺𝗌 dando prioridade 𝖺𝗈𝗌 𝗉𝗋𝗈𝖽𝗎𝗍𝗈𝗌 𝗅𝗈𝖼𝖺𝗂𝗌, 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈 𝗉ã𝗈, 𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾𝗂𝗃𝗈𝗌, os vinhos, as carnes e os peixes, sem esquecer 𝗈𝗌 𝗅𝖾𝗀𝗎𝗆𝖾𝗌 𝖽𝖺𝗌 𝗁𝗈𝗋𝗍𝖺𝗌 𝗅𝗈𝖼𝖺𝗂𝗌.

Restaurante Alentejo

No restaurante “Alentejo” pode experienciar a envolvente alma alentejana e ser recebido pelo Cesário Tomaz, que vestido de traje tipicamente alentejano lhe servirá as delicias gastronómicas locais.

Restaurante “São Domingos”

Na antiga aldeia mineira do concelho de Mértola, pode encontrar o restaurante “São Domingos”, um espaço familiar que conta com mais de 47 anos de história. Aqui será recebido pelo Rui Conceição que lhe levará à mesa pratos típicos alentejanos, entre eles o Cozido de Grão e as Sopas de Cação, dois dos mais pedidos.

Restaurante “Pescador do Guadiana”

Na encosta da Penha D’Águia rente ao rio encontrará o restaurante “Pescador do Guadiana”, onde o Sérgio Valente o receberá com toda a simpatia.

Restaurante “O Repuxo”

Conheça o restaurante “O Repuxo” situado cerca da rotunda do repuxo e disfrute de uma vasta carta de pratos tradicionais. Os sócios Fernando e Eduardo orgulham-se de oferecer um espaço familiar e acolhedor para que os clientes se sintam sempre em casa.

Restaurante “O Ciga”

Venha visitar “O Ciga” e ser recebido pelo jovem João Savedra, onde pode provar os típicos pratos alentejanos, elaborados a partir de produtos regionais e sem fugir às receitas dos tempos dos seus avós.

Restaurante “Muralha”

Situado na margem da antiga muralha a vila está situado restaurante “Muralha”, onde o João Palma o receberá com a simpatia que o caracteriza, neste espaço repleto de tons madeira e aroma apetitoso.

Restaurante “Mina de Sabores”

Nas imediações da Tapada Grande, pode encontrar o restaurante “Mina de Sabores”, situado num edifício repleto de historia que outrora já serviu alfandega e posto da GNR, onde hoje o proprietário Bento Gemas e a sua equipa recebem-no para degustar uma refeição tradicionalmente alentejana, onde poderá provar as típicas Migas ou Cozido de Grão.

Restaurante “Flôr de Esteva”

Na casa de petiscos “Flôr de Esteva” será recebido pelo João Leandro, filhos de habitantes da localidade, regressou à terra dos pais para nela trabalhar.

Restaurante “Espaço Vila Velha”

Situado em pleno Centro Histórico da vila de Mértola, o “Espaço Vila Velha” apresenta-se um conceito diferenciador, que tem por base uma alimentação saudável aliada à conservação ambiental e à sustentabilidade.

Restaurante “Cegonha Branca”

Junto à avenida encontra o restaurante “Cegonha Branca” onde o cozinheiro e proprietário Sérgio Marques tem o gosto de lhe apresentar à mesa as receitas que aperfeiçoou ao logo do tempo.

Restaurante “Casa da Avó”

Na Aldeia da Alcaria Ruiva, pode encontrar o restaurante “Casa da Avó”, um local tranquilo onde a amável Antónia Ferreira, apaixonada pela cozinha, lhe preparará os pratos com o amor e toque de uma avó, servindo-lhe as receitas da sua própria avó.

Restaurante “Casa Amarela”

Situado no Além-Rio com uma vista panorâmica privilegiada sob o Rio Guadiana e a vila de Mértola, o restaurante “Casa Amarela” oferece-lhe uma experiência gastronómica diversificada e autêntica com base na cozinha regional alentejana reinterpretada, buscando oferecer aos clientes pratos alentejanos com um toque de modernidade.

Restaurante “Boa Viagem”

Visite o restaurante “Boa Viagem” onde será recebido pela Arminda Lampreia, que lhe levará à mesa pratos tipicamente alentejanos, destacando as Migas de Alho, o Ensopado de Borrego, as Sopas de Cação e diversos pratos de caça, confecionados com Javali, Coelho ou Veado.

Restaurante “Alengarve”

Conheça o restaurante “Alengarve” onde o Pedro Simões o receberá com a alegria que o caracteriza. Aqui poderá disfrutar da qualidade de receitas tradicionais que passaram de geração em geração desde o tempo dos primeiros proprietários.

Restaurante “A Maria”

Junto ao Guadiana, na aldeia fronteiriça de Pomarão poderá conhecer o restaurante “A Maria”, onde a amável Noémia Pinto lhe servira diversas iguarias, sendo a sua especialidade os pratos de peixe desde pratos de Bacalhau, Muge, Saboga e ouros peixes do rio, no entanto pratos de porco preto e marisco também são bastante apreciados pelos visitantes que aqui passam.

Restaurante “Seppia”

Integrado no Alentejo Star Hotel, o restaurante Seppia prima pelo ambiente elegante, serviço de qualidade e cozinha apurada. A madeira, os tons quentes da terra e as fotos da memória do antigo território mineiro contribuem para um ambiente tranquilo e acolhedor.

Restaurante “O Migas”

Os sócios Manuel Martins e Maria Barbara Reis enveredaram neste projeto pelo gosto de servir e levar ao cliente o gostinho da comida caseira, que na sua casa se orgulham de servir. Instalado por baixo do Mercado Municipal de Mértola o restaurante “O Migas” apresenta-lhe uma cozinha típica e assente em pratos regionais.

Restaurante “O Esquina”

O restaurante “O Esquina” conta com uma história de mais de 30 anos a servir os locais e visitantes desta vila raiana. O proprietário Manuel Inácio orgulha-se de apresentar a sua vasta ementa de pratos tipicamente alentejanos, destacando as suas Migas de Espargos, Açordas, pratos de Borrego, Porco Preto e Peixe do Rio, levando à mesa a pura alma alentejana.

PREC- Processo Regenerativo em Curso

O PREC (Processo REGENERATIVO em Curso) é um conceito único em Mértola. Um café/restaurante/mercearia que oferece produtos locais e regenerativos e onde pode experimentar refeições “plant based” confecionadas com as hortícolas e frutícolas mais frescas da região, vindas diretamente das hortas dos nossos produtores locais ou de outros produtores bio.

Casa de Pasto “O Salvador”

No restaurante “O Salvador” a Dora Rosa orgulha-se de lhe servir a típica comida caseira de tacho, respeitando ao máximo as receitas tradicionais de outros tempos.

Casa de Pasto “A Taberna”

O restaurante “A Taberna” caracteriza-se pelo seu ambiente tipicamente taberneiro e familiar onde ao visita-lo encontrará Sebastião Seno que lhe levará mesa os pratos tradicionais alentejanos de tacho, dando preferência aos produtos da região para que tenha a experiência mais caseira possível, sendo o Cozido de Grão o prato especialidade da casa.

Café- Restaurante “Cecília Amália”

Na aldeia da Alcaria Ruiva conheça o espaço “Cecília Amália” onde Manuel Santos lhe apresenta os típicos pratos alentejanos, entre os quais Borrego, Cabrito no Forno, Cachaço de Porco Preto, Secretos e Lagartos.

Café Restaurante Fatana

Situado na típica aldeia de S. João dos Caldeireiros, em terra de antigos artesãos que lhe deram o nome, rica em vida natural e rodeada por vastos horizontes, está o Restaurante Fatana.

Café Restaurante “O Caçador”

Na localidade de Vale de Açor de Baixo à beira da estrada nacional encontra o restaurante “O Caçador” onde poderá deliciar-se com uma agradável refeição caseira confecionada pela Ana Mestre.

Café do Cais

Na pitoresca aldeia fronteiriça do Pomarão encontrará o “Café do Cais”, um espaço agradável com uma vista privilegiada sobre o Rio Guadiana onde a Fátima Estima o receberá com toda ternura.