MÉRTOLA

UM TURISMO COMPROMETIDO COM A SUSTENTABILIDADE!

Conheça a oferta turística e os projetos locais comprometidos com os valores sociais, culturais e ambientais do nosso território. Pelo turismo podemos ajudar a construir um mundo melhor!

Passear no Parque Natural Vale do Guadiana de Pasteleira Elétrica!

Para os amantes dos passeios de bicicleta que pretendam visitar a região do Parque Natural do Vale do Guadiana de uma forma sustentável e ecológica aqui vai a nossa dica para a Rota do Pulo do Lobo de pasteleira eléctrica que a Ecoland, uma pequena empresa familiar sedia na Corte Gafo oferece aos aventureiros qb. 

Espaço Vila Velha

Uma cozinha sustentável e sazonal com sabor a mediterrâneo!
Em pleno centro histórico há um restaurante que vai querer conhecer! Além de um ambiente muito acolhedor e uma vista soberba o Espaço Vila Velha é um restaurante que oferece uma cozinha com a marca saudável, sustentável e sazonal. Os produtos para a confeção dos pratos de inspiração mediterrânica vêm da Horta da Badocha que está associada ao restaurante e de vários produtores locais. O Espaco Vila Velha é ainda sede da Associação Montícola, uma associação para o desenvolvimento sustentável e conservação da natureza e funciona aqui também uma Eco-Mercearia a granel. A agenda do restaurante inclui muitas vezes tertúlias e oficinas sobre temas relacionados com a sustentabilidade, por isso esteja com atenção às redes sociais do espaço Vila Velha!

Este é um restaurante comprometido com a sustentabilidade!
www.facebook.com/espacovv.mertola

Os Peneireiros de Mértola

Na vila de Mértola, em particular no centro histórico, existe a única colónia urbana no país de peneireiro-das-torres (Falco naumanni). Um pequeno falcão estival que todos os anos nos brinda com a sua visita de fevereiro até agosto. 

A Portugal Secret Nature dar-lhe a oportunidade de contribuir directamente para projectos de conservação da natureza na região, através do Fundo de Conservação Portugal Wildscapes.

Esta é uma entidade comprometida com a sustentabilidade!

TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA, SABE O QUE É?

Em Mértola há um projeto dedicado a promover a produção de alimentos de maneira regenerativa. É possível conhecê-lo através de visitas guiadas a decorrer todas as quartas-feiras, pela manhã. ‘Da Horta ao Prato’, os visitantes começam por conhecer onde e como os alimentos são produzidos, no Centro de Agroecologia e Regeneração para o Semiárido (CARES), o qual visa facilitar a construção e partilha de conhecimentos sobre práticas agroecológicas. A visita encerra com o almoço no PREC – Processo Regenerativo Em Curso, onde estes alimentos são transformados em deliciosas refeições. Ambos os projetos são dinamizados pela Associação Terra Sintrópica, comprometida com a procura de soluções para um “território ecologicamente mais seguro e socialmente mais justo” através da co-criação de processos comunitários regenerativos inspirados na Sintropia e aplicados ao contexto semiárido de Mértola.