NÁUTICA

Do Pomarão, a Mértola até à praia da Tapada Grande da Mina de S. Domingos, um sem número de experiências para sentir a frescura e a calmaria das águas límpidas de Mértola!  

Por este motivo, ao longo da história as sociedades sempre se tentaram fixar o mais perto possível de fontes de água, quer fosse para consumo, quer para a sua utilização nas mais diversas tarefas, tais como rega, moagem, pesca, entre outras.

A privilegiada posição de Mértola permitiu-lhe uma evolução precoce e a fixação dos mais diversos povos, havendo vestígios desde a época romana. Não só pelo acesso facilitado à água em si, bem como a navegabilidade do rio que lhe permitia estar no centro de algumas rotas comerciais.

A Estação Náutica de Mértola é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no concelho de Mértola. Apresenta-se em 3 polos: Pomarão, Mértola e Mina de S. Domingos.

Pomarão – Antigo porto fluvial do complexo mineiro da Mina de S. Domingos, que durante mais de 150 anos escoou minério para as industrias do norte Atlântico, em particular, para Inglaterra. Atualmente é a porta de entrada fluvial ao concelho de Mértola, região do Alentejo e área do Parque Natural Vale do Guadiana.

Mértola, vila museu é reconhecida pelo seu imenso património histórico e arqueológico. Foi em tempos conhecida como o “último porto do Mediterrâneo” porque aqui chegavam pelo Rio Guadiana as grandes rotas comerciais da antiguidade. O rio define a matriz do território que integra uma vasta área do Parque Natural do Vale do Guadiana rico em biodiversidade e refúgio de espécies bandeira como o lince-ibérico, águia-real, águia-imperial-ibérica, abutre-preto, saramugo entre tantas outras. Ao longo do curso do rio encontramos lugares magníficos como o Pulo do Lobo (cascata de quase 20 mt), os Canais ou as Azenhas do Guadiana. Na vila de Mértola e no seu entorno há uma vasta oferta de turismo cultural, de natureza e atividades outdoor destinadas a todo o tipo de públicos.

Mina de S. Domingos – Aldeia Mineira, classificada desde 2013 como Conjunto de Interesse Público pelo seu significativo património cultural associado à história da Mina. É nesta aldeia que se localiza a Albufeira da Tapada Grande que integra a Praia da Tapada Grande da Mina de S. Domingos – galardão de Bandeira Azul, Praia Qualidade de Ouro e Praia Acessível e a Pista Internacional de Canoagem e Remo da Mina de S. Domingos.

Mértola

Pomarão

Mina de S. Domingos

FÉRIAS NA PRAIA

A cerca de 18 km da Vila de Mértola encontrará um verdadeiro oásis no interior Alentejo. A Praia da Tapada Grande, na Mina de São Domingos, localiza-se na maior de duas albufeiras de água doce criadas pela empresa Mason & Barry durante o século XIX para utilização nos trabalhos mineiros e abastecimento da povoação. No entanto hoje em dia encontra-se dotada de infraestruturas que possibilitam uma distinta prática balnear.

O RIO NUMA CANOA

O curso do rio entre os Canais e as Azenhas do Guadiana já em Mértola é um dos percursos mais interessantes para fazer de canoa ou paddle. Pelo caminho, a paisagem é dominada por grandes escarpas rochosas e há sempre a possibilidade de fazer uma breve paragem para um banho nas águas calmas do rio. Para uma experiência mais aventureira o desafio é descer o rio numa noite de luar.

GRANDE RIO DO SUL, PASSEIOS DE BARCO

Um rio que vem de terras de Espanha e fica grande lago travado pela barragem no Alqueva. Um rio que desce em leito encaixado por montes e vales, um rio de curso irregular, refúgio milenar de vida selvagem, um rio com história e histórias de gentes, vidas e ofícios. Ao longo do ano oferecemos diferentes atividades para desfrutar das paisagens, da calmaria e das vivências que o rio pode oferecer.
ONDE COMER?

Descubra os melhores restaurantes típicos e tradicionais alentejanos, no nosso concelho.

ONDE DORMIR?

O concelho de Mértola tem uma variada oferta de alojamentos, para todos os gostos, desde hotéis, casas de habitação no centro histórico e turismo rural.