GUIAS LOCAIS

Um guia local não é apenas um guia turístico.
É alguém da comunidade que conhece o território de uma forma pessoal e única. Que além da História conhece as estórias; que além das figuras históricas conhece as pessoas que fazem o quotidiano; que além dos factos conhece as curiosidades e o “dizem que …” e que além dos lugares comuns, conhece recantos e sítios que estão fora dos circuitos mais turísticos.

No âmbito de um projeto local o Município de Mértola realizou um programa de capacitação dirigido a um conjunto de pessoas locais que manifestaram interesse e disponibilidade para desenvolver este trabalho de guia local em exclusividade ou conciliando com a sua vida profissional. Deste programa resultaram, numa primeira fase, 5 guias locais que, agora, damos a conhecer.

Esta é uma forma de conhecer recantos, histórias desconhecidas, refúgios e vivências únicas.
Uma forma genuína de conhecer este território que certamente vai surpreender e criar memórias para a vida!

Rui de Carvalho (Lynxlands)

Arquiteto de profissão, com mão para o traço, Rui mostra-nos uma Mértola plena de singularidades.

Pedro Bravo

Apicultor de profissão, Pedro Bravo é um entusiasta do campo. Dos cheiros, das cores, das texturas, dos sons, mas acima de tudo, dos silêncios!

Nuno Roxo

Nascido e criado em Mértola, pessoa de riso fácil, Nuno é um natural contador de histórias. Comunicador nato, na sua conversa as palavras têm a cadência e a expressão do local. Conhece quase toda a gente, todos os recantos, da vila ao campo.

José Zarcos Palma

De olhar treinado e focado, quando fotografa a Mina de S. Domingos ou o Vale do Guadiana (dois dos seus lugares de eleição), a composição que constrói, diz muito da técnica que tem, mas muito mais do sentir e do afeto que tem pelos lugares e, pelos muitos e muitas, que fizeram a sua história e memória.

Jorge Feio

Arqueólogo de profissão, Jorge entusiasma-se facilmente a falar sobre a história deste lugar. De Mértola, conhece o que se vê e o que o chão esconde.

Fernando Martins

Anda pelo património de Mértola como peixe na água! Conhece bem cada recanto, a história que se esconde e a que se revela no trabalho de museografia aqui feito, ao longo de mais de 40 anos e exposto nos 14 núcleos do Museu de Mértola situados na vila e arredores.