Rota do Património Islâmico em Mértola
Um dos mais antigos ofícios artesanais do concelho de Mértola é a Tecelagem de mantas de lã. Os motivos decorativos das mantas de Mértola têm influências no passado islâmico. Podemos encontrá-los nos objetos usados diariamente nas casas islâmicas do bairro da Alcáçova. Na oficina de Tecelagem, as tecedeiras encarregam-se de fazer sobreviver esta tradição e manter vivo o ciclo completo da lã. Tendo como base matéria prima de qualidade, utilizam as técnicas tradicionais de produção e as temáticas decorativas antigas que se apresentam em mantas, cobertores, tapetes, meias, gorros e outros objetos utilitários ou decorativos.
Antiga Mesquita Islâmica, que mantem muitos dos seus traços islâmicos em perfeita harmonia com o seu legado cristão. Todos os povos conservam e tentam proteger a memória dos seus lugares sagrados. Assim acontece neste lugar, onde primeiro existiu um templo romano e depois, por volta do século 4 depois de Cristo, uma igreja cristã. No período islâmico, no século 12, o local foi transformado em mesquita qual ainda mantem muitos dos seus traços arquitetónicos como as abobadas, a porta em arco de ferradura e o Mirhab (altar islâmico que orienta para meca). Em 1238, os Senhores da Ordem de Santiago devolveram-no ao culto cristão. Nos anos 1950, houve obras de requalificação do edifício que tornaram visíveis todos os vestígios do passado. Atualmente, a cave da antiga sacristia do século 16 mostra os alicerces do edifício e dá a conhecer as várias fases de ocupação.
Alcáçova na encosta norte do castelo onde poderá conhecer mais sobre a ocupação romana, islâmica e cristã em Mértola. Este é um ponto arqueológico de extrema importância, onde o seu estudo revelou informações relevantes para a história desta vila. Na época islâmica (séculos 12-13 DC), toda a zona foi ocupada por um bairro habitacional. Depois da reconquista cristã aos muçulmanos, em 1238, o bairro foi completamente arrasado e o espaço adaptado a cemitério. Devido à sua prolongada utilização como cemitério, nada se construiu neste local. Assim, as camadas que testemunham a ocupação humana foram bem preservadas e este tornou-se no local privilegiado para a investigação arqueológica em Mértola.
O Castelo de Mértola é uma antiga estrutura militar com um recinto amuralhado que tinha como principal função vigília e ponto estratégico de combate, por se localizar no ponto mais alto da vila com uma vista de 360 graus. Quase todo o castelo hoje em dia mantém as suas características cristãs, no entanto algumas das características islâmicas do Alcácer foram aproveitadas pela sua eficácia, nomeadamente a torre semicircular com entrada em cotovelo, uma entrada falsa que tinha uma ótima eficiência em questões de defesa e o Algibe (cisterna) um reservatório de reaproveitamento de águas pluviais.
O núcleo museológico de Arte Islâmica encontra-se instalado num antigo celeiro, localizado junto da Porta da Ribeira. Esta era a principal via de ligação ao antigo porto de Mértola. Aqui se apresenta o resultado de 40 anos de estudo e tratamento de materiais do período islâmico recolhidos, na sua grande maioria, nas escavações arqueológicas realizadas na Alcáçova de Mértola. A coleção exposta é representativa dos séculos 9 a 13 DC e inclui uma grande diversidade de objetos, onde se destacam os elementos arquitetónicos, as lápides funerárias, a cerâmica, os metais e os vidros.
O edifício designado de “Casa Cor de Rosa” revela-se um espaço cheio de história. Sendo ele uma das mais nobres edificações do centro histórico da vila, mostra-se um belo exemplar da arquitetura neoclássica. Este edifício faz parte da memória coletiva da vila. Todo o projeto de reabilitação desta edificação liderado pelo ilustre Arquiteto José Alberto Alegria, revela uma preocupação em manter o rigor e respeito pelo sítio e sua envolvente. Este edifício viu recuperados muitos dos seus detalhes arquitetónicos e decorativos de outrora. A intervenção realizada apostou na valorização da ambiência mediterrânica, tanto na requalificação do edifício como na sua decoração. Os elementos decorativos respeitam uma discreta elegância e uma evidente interligação com o passado mouro desta vila. Pormenores e detalhes islâmicos no mobiliário, os utensílios, os tecidos, as molduras, iluminação, entre outros, foram cuidadosamente pensados para proporcionar uma experiência plena de Hammam & Casa de Chá.
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