MINA DE S. DOMINGOS, PATRIMÓNIO MINEIRO

Terra de contrastes, esta é terra de mineiros, memória da exploração de uma mina, que deixou a terra aberta e é hoje um repositório importante da história contemporânea do nosso país.

Terra de contrastes, a singularidade da localidade da Mina de S. Domingos não deixa indiferente o olhar de quem por aqui passa. A área mineira de São Domingos inserida na Faixa Piritosa Ibérica foi desde a Antiguidade um local procurado para a extração de minérios existindo indícios de trabalhos de extração de ouro, prata e cobre no período pré-romano e romano.

É o período de exploração moderna que dita a importância e o legado histórico da Mina de S. Domingos. Numa atividade de extração intensiva que decorreu ao longo de mais de um século (1854-1966), a empresa britânica Mason & Barry extraiu dos jazigos da Mina de S. Domingos mais de 20 milhões de toneladas de minério (cobre, zinco, chumbo e enxofre).

A Mina trouxe para a povoação um nível de desenvolvimento muito acima do vivenciado no resto do país. Aqui construiu-se, por exemplo, uma das primeiras linhas férreas, para fazer a ligação entre a Mina e o antigo porto fluvial no Pomarão, que permitia o escoamento do minério através do rio Guadiana. Construi-se, também, a primeira central elétrica do Alentejo. E sustentada pela atividade mineira, existia uma sociedade local dinâmica, moderna e com acesso a vários serviços, como um cineteatro ou um hospital (SOCIUS – ISEG,2010).

O fim da exploração, aliado à ausência de uma reabilitação adequada após o encerramento da exploração, bem como o abandono e vandalização subsequente do património remanescente ditaram a decadência progressiva do território, consumada no êxodo populacional, no abandono dos edifícios e no enorme passivo ambiental de toda a antiga área mineira.

A 3 de junho de 2013 o conjunto mineiro da Mina de S. Domingos foi classificado pela lei portuguesa “Conjunto de Interesse Público” e, hoje, a área urbana e o antigo complexo industrial fazem parte de um circuito de visita que evoca a história e a memória viva das muitas gentes que aqui viveram e trabalharam.

A NÃO PERDER

No circuito urbano:
Cineteatro, Jardim e Bairro dos Ingleses, Bairros Operários; Latrina; Cemitério dos Ingleses; Casa do Mineiro; Igreja de S. Domingos; Praia da Tapada Grande.

No circuito industrial:
Corta da Mina; Cais do Minério; Malacate; Oficinas; Estação da Moitinha; Achada do Gamo.

SUGESTÕES E ITINERÁRIOS DE VISITA

Casa do Mineiro (Museu de Mértola)
Com cerca de 16m2 a Casa do Mineiro corresponde à recriação de uma habitação de uma família e procura mostrar a realidade física do espaço de vivência de pais e filhos no tempo de exploração da Mina de S. Domingos (2ª metade do século 19 e 1ª metade do século 20).

De segunda a sexta das 9h às 12h30 e das 14h00 às 17h15.

Para visitas e informações 286 647 534 / 961 940 458 / fserraomartins@gmail.com

Rota do Minério
Itinerário pedestre e clicável com cerca de 14km que percorre as principais fases do ciclo do minério, desde o ponto da sua extração na zona da Corta da Mina até à aldeia de Santana de Cambas. Percurso de grande impacto visual que surpreende pela magnitude das ruínas do antigo complexo industrial, numa paisagem apocalíptica verdadeiramente desconcertante.

O percurso está sinalizado e dispõem de elementos interpretativos nos pontos de interesse assinalados, pelo que pode ser visitado sem acompanhamento de guia. Nos casos de visita sem guia recomenda-se, que o visitante se mantenha nos trilhos sinalizados e siga as normas de segurança indicadas, uma vez que o espaço em causa contém elementos de risco (desníveis, ocos, elementos químicos potencialmente tóxicos ou corrosivos, estruturas sem estabilidade, etc.).

Mais sobre o percurso aqui Trilhos – Visit Mértola 

Informações e Reservas
A Fundação Serrão Martins/Casa do Mineiro
Para visitas e informações 286 647 534 / 961 940 458 / fserraomartins@gmail.com

ONDE COMER?

Descubra os melhores restaurantes típicos e tradicionais alentejanos, no nosso concelho.

ONDE DORMIR?

O concelho de Mértola tem uma variada oferta de alojamentos, para todos os gostos, desde hotéis, casas de habitação no centro histórico e turismo rural.