MODAS E CANTIGAS | CANTE ALENTEJANO
A identidade de um território expressa num coro de vozes que ecoa na planície.
Classificado como património cultural imaterial da humanidade, em 2014, pela UNESCO, o Cante Alentejano é uma expressão musical genuína e única no mundo e representa a voz e muito da identidade do Alentejo, em particular, do Baixo Alentejo.
Cantado em coro e sem recurso a instrumentos musicais, por grupos de homens e mulheres, o Cante Alentejano é uma manifestação popular assente no cantar espontâneo associado ao antigo quotidiano de trabalho no campo e à vivência social e cultural das comunidades rurais. Não é específico de nenhum estrato social, mas é geralmente associado às classes rurais, nesta região em que a industrialização agrícola e a extração mineira se desenvolveram a partir de finais do século XIX.
Hoje, já sem a espontaneidade de outrora, é mantido pelos vários grupos corais, alguns deles já centenários, e passado às gerações futuras através de vários projetos de ensino do Cante nas escolas.
Mértola tem atualmente 6 grupos corais:
– Grupo Coral Guadiana de Mértola
– Grupo Coral da Mina de S. Domingos
– Grupo Coral Os Caldeireiros de S. João
– Grupo Coral As Flores de S. João
– Grupo de Cantares da Moreanes
– Grupo As Cantadeiras do Vascão
Poderá ouvir estas vozes num dos vários eventos ao longo do ano, nas festas e romarias. No verão são frequentes as noites de cante, com os grupos corais a desfilar pelas ruas.
ALGUNS EVENTOS A NÃO PERDER
Feira do Mel Queijo e Pão (abril), no domingo há sempre um desfile de grupos corais que atuam depois no palco da feira.
Encontre de Cante (agosto) na Mina de S. Domingos numa organização promovida pelo Grupo Coral da Mina de S. Domingos que acontece no Coreto do Jardim dos Ingleses
Descubra os melhores restaurantes típicos e tradicionais alentejanos, no nosso concelho.